quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Derrotando os Gigantes de Sua Vida

APRESENTAÇÃO

David Jeremiah é pastor-titular da Shadow Moutain Community Church em El Cajon, Califónia, e Presidente da Christian Heritage College. Seu programa de rádio é transmitido em mais de 950 emissoras nos EUA. Jeeremiah e a esposa, Donna, moram em El Cajon, na Califórnia.

INTRODUÇÃO


GIGANTES NA TERRRA


Escute...Está ouvindo os passos deles? Você pode correr, mas não tem como se esconder. Também pode sair e lutar.

Sim, os gigantes estão em toda a parte. Encontramos vários deles nas Escrituras, onde são mais conhecidos como nefilins. Logo nas primeiras páginas de Gênesis, eles estão presentes, vociferando e ameaçando. "...nefilins na terra [gigantes ou homens poderosos, segundo comentário da NVI, ou enaquins, conforme outras passagens] [...] homens famosos" (Gn 6:4).

Em tudo que aspiramos está a sombra deles, toda nova terra que pretendemos habitar, todo sonho que esperamos realizar. Hoje os chamamos de opressores, mas são os mesmos velhos gigantes que nos intimidam como antigamente. Após anos de acovardamento, começamos a medir forças com eles: "Quem é capaz de resistir aos enaquins?" (Dt.9:2). Quem sairá para enfrentar Golias? Quem subirá ao ringue contra o campeão? Quem irá por nós?

O povo de Deus pagou um alto preço para alcançar a sonhada Terra prometida, mas o que encontrou ao chegar lá? Gigantes! Claro que eles estaraiam na terra que emana leite e mel. Os gigantes sempre chegam primeirom e tomam tudo que desejam. Nosso primeiro impulso é dar ouvidos à delegação que nos recomenda renunciar. O mundo é tão grande; por que não procuramos outras terras? Leite e mel talvez seja exagero, afinal. Quem sabe água e pão amanhecido sejam suficientes? Podemos aprender a nos virar com menos.

Mas Deus não quer que aceitemos essa recomendação. Ele espera um pouco mais.

Obviamente não há enaquins na lista telefônica. Os gigantes que enfrentamos tem nomes diferentes: medo, desânimo, solidão, preocupação, culpa, tentação, ira, ressentimento, dúvida, procrastinação, fracasso, inveja. Chame-os de que quiser, mas não passam de gigantes, como Golias. Sua sombra tinha quase três metros de altura, mas , quando caiu, só conseguiu que o buraco do chão fosse maior. Quanto maior a altura, maior o tombo.

Seja qual for o gigante que o esteja intimidando, a mensagem deste livro é: Deus é o maior gigante de todos. Ele vai adiante de você como fogo consumidor. As Escritura deixam claro que servimos a um Deus que envia constantemente seus filhos a terras novas e maravilhosas - terras de melhoria no casamento, terras de realização profissional e terras de crescimento espiritual. É provável que você saiba muito bem a que tipo de terra ele o conduziu. Agora, porém, está aí parado, nos arredores, ancioso para arriscar um passo e cruzar a fronteira - não fosse a sombra desses gigantes. Será que você não sente? A mão de Deus está sobre o seu ombro. Como fez com os israelitas, Ele lhe susurra: "Você está atravessando o Jordão para entrar na terra e conquistar nações maiores e mais poderosas do que vocês, as quais têm cidades grandes, com muros que vão até o céu".

Não sei de você, mas estas ordens para marchar fazem meu coração bater mais rápido, Dão-me um frio na espinha, deixam-me agitado e ansioso para avançar. Quero ver as maravilhas que Deus preparou para mim. Desejo leite e mel, não sobras de pão amanhecido. Sabe o que mais? Quero ver esses gigantes receber o que lhes está reservado. "Ele os exterminará e os subjulgará diante de você. E os expulsará e os destruirá, como o Senhor lhe prometeu".Será um dia glorioso.

Já não está na hora de levantarmos e enfrentarmos os gigantes de nossa vida?, mas não esqueça no campo de batalha, é preciso artilharia mais pesada: a espada do Espirito, que é a Palavra de Deus; o capacete da salvação; o escudo da fé. Acima de tudo marcharemos com o próprio Deus, que sempre faz duas promessas antes de nos mandar lutar contra gigantes:
  1. Ele estará conosco

  2. Ele nos fortalecerá

Isso quer dizer que jamais ficaremos sozinhos nem fraquefaremos. Deus tem força para nos dar vitória sobre qualquer opressor. Pergunte a Josué, ou Moisés, ou Abraão, a Daniel, a Isaías, a Davi, ou a qualquer um dos apóstolos. Todos, matadores de gigantes. No final, eles mesmos se tornaram gigantes.

Talvez isso também aconteça com você. Leia e prepara-se para combater na terra dos gigantes.

0 Comments:

Postar um comentário